CONVITE ESPECIAL: I EPESC – Encontro de Professores de Espanhol de Santa Catarina

Nos dias atuais, falar diferentes idiomas é fundamental. E cada vez mais aprender espanhol se faz indispensável, tanto do ponto vista cultural como econômico, especialmente no Brasil. Dados recentes do Instituto Cervantes – instituição espanhola oficial, criada para a difusão do espanhol – em seu último anuário “El español en el mundo”, informam que o espanhol se aproxima aos 500 milhões de falantes, sendo a segunda língua mais falada em número de usuários, e o segundo idioma de comunicação internacional, perdendo apenas para o inglês. Este estudo indica que em três gerações, 10% da população mundial falará espanhol.

O advento do MERCOSUL colaborou para a expansão do ensino do espanhol no Brasil, culminando com a Lei nº 11.161, também chamada “Lei do Espanhol”, de 05 de agosto de 2005. Com essa lei as Instituições de Ensino são obrigadas a oferecer o espanhol e os alunos tem a liberdade de optar por esse ensino dentro da carga horária normal de aulas. Com prazo de cinco anos para ser implementada, ou seja, 2010,  as Instituições de Ensino deveriam oferecer o espanhol e os alunos teriam a liberdade de optar por esse ensino dentro da carga horária normal de aulas. Mas a lei mal saiu do papel. Mesmo nos estados da região sul, que possuem um fluxo comercial e turístico considerável com países hispânicos, observamos que a oferta de espanhol nas escolas está muito aquém do esperado. Atualmente, a região da Grande Florianópolis, considerada a capital do MERCOSUL, possui menos de 5 professores efetivos de espanhol e as vagas para ACTs só diminuem. A APEESC, Associação de Professores de Espanhol de Santa Catarina, preocupada com a atual situação do espanhol em nosso estado, vem expressar seu apoio à classe.

Para isso, convidamos a todos, associados e não associados, a participar do I Encontro de Professores de Espanhol de Santa Catarina – I EPESC.

Local: Morro das Pedras Praia Hotel, Florianópolis – SC
Endereço: Rua Manoel Pedro Vieira, 550, Morro das Pedras – Telefone: (48) 3237-9583

Caso não conheça o hotel, clique aqui: https://www.facebook.com/pages/Morro-das-Pedras-Praia-Hotel/161799583867359

Confira como chegar no local do evento: http://goo.gl/maps/AI2ou

Data: 25 de maio de 2013
Inicio: 13h30min

Valores: Associados: R$ 5,00 / Não Associados: R$ 15,00

Como pagar? Com depósito bancário identificado no Banco do Brasil Ag. 52558 C/C 5299-X

Inscrições até dia 20 de maio de 2013 pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1q_ufRYtd62mhit8fo1JvWlbKYVGVoVJglE39rEepq7o/viewform

 

About these ads

One thought on “CONVITE ESPECIAL: I EPESC – Encontro de Professores de Espanhol de Santa Catarina

  1. Pingback: Programação I EPESC – Encontro de Professores de Espanhol de Santa Catarina | Bem-vindo ao Portal da APEESC!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s